Como cultivar e curtir tremoços

O tremoço, semente do tremoceiro, leguminosa de origem europeia, tendo sido introduzida nos hábitos alimentares pelo império romano.
O seu consumo está estreitamente ligado á cultura popular, com papel importante nos hábitos sociais do meio rural, e também na economia familiar.

Bem cedo, ainda antes da missa da manhã, com a chegada dos primeiros devotos, a “ mulher dos tremoços”, no sítio do costume, lá se ajeitava no seu banquinho, atrás do alguidar, bem cheio de tremoços saídos da curtimenta, que lhe valeriam algum dinheiro, onde pronta estava também a pequena medida, o salamim, caixinha de madeira escurecida pelo tempo e pelo uso.
Ao Domingo, dia de culto religioso, e descanso semanal para as gentes do campo, os homens, entre si, aproveitavam para confraternizar, negociar, entre o hábito descontraído de trincar um e outro tremoço, e o “ mata bicho”…o “copo” (de vinho) no café ou na taberna das proximidades.
Ainda hoje, um pouco por todo o lado, mas talvez com maior frequência nas zonas rurais, encontramos este aperitivo, de custo reduzido, servido gratuitamente, em pequenos pires, em cafés e cervejarias, tantas vezes apelidado de “marisco dos pobres”.
A “ mulher dos tremoços” desapareceu do adro da igreja, no entanto é possível encontrá-la nos locais de concentração popular, feiras, mercados…zonas de praia, quase sempre onde houver uma cerveja fresca, ou um copo de “tinto”.

                             

                                                 CARATERISTICAS E BENEFICIOS



O tremoceiro, é uma planta de carater rustico, com pouca necessidade de água, dinâmica na oportunidade reprodutiva, que se desenvolve em solos pouco férteis, apresentando elevada resistência ao frio.
A sua semente, o tremoço, no seu estado natural, apresenta elevado teor de proteínas, e fibras,  mas também componentes neurotóxicos, alcalóides, que lhe emprestam o sabor amargo. A cozedura e alguns dias em água corrente, liberta-os dessas toxinas, deixando-os aptos para consumo.
Na fertilização do solo, o cultivo do tremoço traz grandes benefícios, as suas raízes ultrapassam um metro de profundidade, trazendo nutrientes das camadas mais profundas para a superfície. A abundante parte vegetativa, tem grande capacidade para absorver o azoto da atmosfera, nomeadamente o transportado pela chuva, concentrando em si, um elevado teor, possível de transferir para o solo, se trituradas as plantas ainda verdes, mais ou menos aos 120 dias, e  misturadas com a terra, preparando-o para outras culturas. Sendo por isso muito utilizado como adubo orgânico, com capacidade para ajudar na fixação de minerais, a sua decomposição na terra, estimula a atividade microbiológica, que produz inúmeros nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas.
Ótimo para adubar o olival.


                                                             CULTIVO DO TREMOÇO 

                                                                - Novembro / Dezembro -      
                                                                     Quarto Crescente

Diz o meu pai “…se levarmos tremoços no bolso e os deixarmos cair, eles nascem…” É devido a este ímpeto reprodutivo, que o seu cultivo se mostra facilitado.
No final do Outono, durante o mês de Novembro, Dezembro, depois da queda das primeiras chuvas, com os solos já húmidos, basta espalhar a semente pela terra, 25 a 30 sementes por metro quadrado, sem qualquer fertilizante ou lavoura.
Se o cultivo for para fins de fertilização do terreno, podemos espalhar a semente de forma mais concentrada.

Ao germinarem, voltam-se para o solo e enraízam.



No entanto, a verdade de outrora com as alterações climatéricas, em que se verifica um aumento da temperatura, do tempo seco, talvez necessite de algum ajustamento, para quem tem um trator, depois de espalhar a semente, passar com a frese ao de leve, remexendo a terra á superfície, de modo a que fiquem ligeiramente enterrados, para que possam usufruir de uma maior quantidade de humidade parece-me benéfico.
Ou então, com um gadanho, uma enxada, pica-se um pouco a terra, não devendo ficar enterradas mais que 2 a 3 cm.
Todavia, se pretendermos uma produção abundante, devemos disponibilizar-lhe os mesmos cuidados que temos para com outras culturas, preparação da terra, um pouco de fertilizante...como as favas, podendo ser semeados do mesmo modo, aos regos ou às covas. Quando assim for, os regos devem ser espaçados cerca de 30 cm, e em cada metro linear, colocamos 10 a 15 sementes. 


                                                                 

                                                                       COLHEITA         

                                                                                      - Julho / Agosto -


O tremoceiro vai-se desenvolver ultrapassando um metro de altura.
No final da maturação, aos 130…140 dias, as vagens pontiagudas, tem estrutura dura, sendo necessário algum cuidado no manuseamento.
A colheita é feita nos finais de Julho…Agosto.
Por esta altura, as plantas terminaram o ciclo de vida, já se encontram secas, assim como os tremoços que se encontram no interior das vagens.
 A apanha, é mais facilitada usando umas luvas, e sendo feita pela manhã cedo, aproveitando alguma humidade, antes do sol começar aquecer, depois ficam ásperas, desagradáveis de manusear devido aos bicos aguçados. 
Uma a uma, pegam-se as plantas pelo pé, quebrando-as, reunindo-as em pequenos molhos que facilitarão o transporte, ou colhem-se apenas as vagens.
Na eira, se necessário espalham-se dois ou três dias ao sol, e em final de tarde, quando se encontram bastante estaladiças, debulham-se, pisando-as com os pés, com o rodado do trator ou batendo com um malho. Depois é separar os tremoços da palha, podendo-se utilizar uma pá, aproveitando alguma aragem, enchendo-a e com os braços ao alto, elevando-a, deixando-os cair lentamente para que o vento vá limpando desses resíduos, ou pode-se também mandar ao ar, contra o vento.
Ter uma máquina de limpar cereais, azeitona, facilita muito este processo, sendo um bom investimento, custando cerca de 300€, pode-se optar por comprar usada.
Os tremoços depois de limpos, devem ficar mais quatro, cinco dias, espalhados ao sol, volvendo-os diariamente com os bicos de um gadanho, para que fiquem bem desidratados, secos, para armazenamento.
Guardados em local seco, dentro de um saco de serapilheira, ou outro recipiente, conservam-se durante todo o ano.
Semente que se pode utilizar no ano seguinte.


                                         
                                   

                                                             CURTIR TREMOÇOS

                                               (A água da rede não serve para os curtir)


1-      Escolhê-los para retirar alguma impureza e por de molho, de um dia para o outro, 20 a 24 horas.

2-      Cozer, até conseguirmos espetar a unha no “olho”, 50 a 70 minutos, ou mais se necessário. Demasiado cozidos, ficam moles.

3-      Depois de cozidos, escorrem-se e colocam-se dentro de um saco de serapilheira, num ribeiro, riacho, com água corrente, ou poço com nascente. Em casa, desde que se tenha água da nascente, podem-se colocar dentro de uma barrica…alguidar, mudando a água, 4 vezes, por dia, durante, 3 a 4 dias, provando, até deixarem de amargar.


4-      Guardar num recipiente com água e bastante sal marinho.

27 comentários:

  1. Boa tarde! Para plantar os tremoçeiros compra-se os tremoços que vem dentro das embalagens no mercado ou têm de estar secas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não pode ser tremoços do mercado porque esses já estão cozidos!
      Qualquer loja de agricultura deve ter sementes secas

      Eliminar
  2. Boa tarde Daniel. Para semear tem de comprar tremoços secos. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde! Felicito-o pela sua iniciativa de divulgação de práticas tradicionais.
    Faço apenas o reparo que não é na verdade o tremoceiro que faz a fixação do azoto mas sim umas bactérias (de nome rhizobium) que vivem dentro de uns caroços (nódulos) que aparecem nas suas raízes. É uma espécie de troca de favores pois o tremoceiro é capaz de fixar o dióxido de carbono do ar produzir açúcar mas não consegue fixar o azoto do ar e a rhizobium consegue fixar azoto e produzir amónia mas não consegue produzir açúcar.
    Mas atenção que muitos herbicidas e os adubos químicos matam a rhizobium, por isso o tremoço só ajuda a fornecer azoto com práticas realmente tradicionais onde se utiliza estrume para adubar e se corta a erva por meios mecânicos (gadanha, corta mato, etc.).
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei da explicação. Obrigada

      Eliminar
    2. Prezado amigo Pedro Rodrigues, agradeço as felicitações e este elucidativo e importante contributo...será sempre bem vindo o que nos acrescenta saber.
      Cumprimentos.

      Eliminar
    3. Daniel por tudo e nada

      Eliminar
  4. Gostaria de saber se se trata de uma planta que voltara a nascer no ano seguinte ou se morre e devera ser de novo plantada.
    Vivo nos Estados Unidos e por aqui nao consigo encontrar muita informacao a respeito do tremoco.
    Um abraco e muito obrigado pela sua coluna.
    Kito

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pela informação que recolhi pois não sabia quando os deveria apanhar para consumo,nem como os prepar.

    ResponderEliminar
  6. Ele realmente ajuda na baixa da glicode no sangue desde já agradeço

    ResponderEliminar
  7. Creio que em S. Paulo, o tremoço e capaz de se conseguir cultivar. Pois ele é uma cultura de inverno e precisa de temperatura baixa para germinar naturalmente.

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde a todos. Gostaria de saber se eu semear agora no final de Fevereiro, se ainda vou a tempo, ou se já estou fora de época?

    ResponderEliminar
  9. Eu plantei o tremoço em novembro aqui perto de São Paulo, Brasil, teve ataques de fungos, ficaram estiolados (altos) e tombaram, agora vou tentar plantar no fim da estação de chuvas, lá pra abril, acredito que vai se sair bem melhor.
    Aqui no Brasil é difícil achar tremoço cru ou preparado, muitos nem conhecem, e só encontro informações de plantio para forragem animal.

    ResponderEliminar
  10. Amigo Buba, em Portugal o mês de Novembro corresponde ao final do Outono...em Dezembro teremos o início do inverno. Pelo que deve experimentar semear em época correspondente, que certamente não corresponderá ao referido mês.
    Espero de alguma forma ter ajudado.
    Um abraço para o Brasil.

    ResponderEliminar
  11. Olá comecei o ano passado a cultivar o tremoço pela minha experiência é muito fácil de cultivar apartir de dia 15 de outubro (hemisferio norte)basta arranjar as sementes (secas) mexer um pouco a terra com uma frese abrir valas e semear se chuver nao precisa de ser pregado dependendo dos anos mas estão prontos no início de julho
    Erros que cometi na primeira sementeira
    Fiz mudas (Não é preciso pode plantar diretamente na terra)
    Usei adubo em vez de esterco (os dois cumprem a função de fazer a planta crescer rapido e forte)
    Plantei na primavera ( hemisfério norte)
    Porém mesmo no primeiro ano em que nao tinha experiência no cultivo consegui uma boa colheita
    Conclusões que tirei:
    O tremoceiro é uma planta de facil cultivo e não exige muitos cuidados mesmo com os erros que cometi consegui obter bons tremoços espero ter ajudado no cultivo deste petisco

    ResponderEliminar
  12. Boa noite qual o mês para semear tremoços

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde. Obrigado pelo excelente artigo. Escreveu que o tremoço seco é tóxico. Eu e muitas pessoas como diariamente em jejum três tremoços secos para baixar o ácido úrico e de facto garanto que baixa em pouco tempo de ex: 9,5 para 4. Agora assustou-me com a toxidade do mesmo.Agradeço mais informação se possível. Melhores cumprimentos, Fernando Morais, Bragança.

    ResponderEliminar
  14. Gostaria de saber se o tremoço é um projecto rentável e de fácil escoamento.
    Vivo em Portugal.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  15. Bom dia!
    O cultivo do tremoço tem bons resultados aqui no Brasil e qual seria a melhor região para o plantio.

    ResponderEliminar
  16. Muito bom artigo com bons comentários. Gostaria de seguir e não percebo como

    ResponderEliminar
  17. Qual a melhor qualidade de tremoço para semear?

    ResponderEliminar
  18. Excelente artigo. Toda a informação necessária para quem quer iniciar-se. Gostei muito.

    ResponderEliminar
  19. É possível cultivar à sombra?

    ResponderEliminar
  20. Não. Sem exposição solar pouco conseguirá cultivar..talvez algumas ervas aromáticas...

    ResponderEliminar
  21. Muito obrigada pela informação gostei muito bem explicado
    Bem aja muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nao! primeiro tem de os cozer bem, pelo menos 1 hora

      Eliminar