Como cultivar pepinos, abóboras e courgettes.


Há semelhança dos outros legumes, também o pepino apresenta vários benefícios para a saúde.

A pele beneficia da sua riqueza em sílica e alta concentração de água, melhorando o seu aspeto, aplicado em rodelas, favorece a redução dos olhos inchados.

Rico em fibras, vitamina C, potássio e magnésio, mostra-se um excelente hidratante.

Março…Abril, é tempo para se adquirir as pequenas plantas e plantar ou semear.
Pessoalmente, reservo algumas sementes de um ano para o outro, bastando deixar alguns espécimes, atingir a completa maturação, o que se verifica quando adquirem cor amarela. Abrem-se, retiram-se as pequenas sementes, expondo-as ao sol, durante três a quatro dias, posteriormente armazenam-se num recipiente fechado, que pode ser um frasco de vidro, em local seco.



Depois de preparar a terra, abrem-se as covas separadas umas das outras cerca de 50 cm, coloca-se o adubo, de preferência orgânico, estrume, cinza, com um pouco de fertilizante 10-10-10, cobrindo de seguida com alguma terra, para que as sementes não fiquem em contato com o mesmo. Se o tempo se apresentar seco, em simultâneo deve-se colocar um pouco de água, e voltar a cobrir com um pouco de terra, de modo a não empapar quando se colocam as sementes, três…quatro, cobertas com dois três centímetros de terra.

Quando nascerem, deixamos apenas uma ou duas plantas.

O juntarmos água no fundo da cova, antes de colocar as sementes, e não depois, têm como objetivo evitar a formação de crosta.

Se o tempo se mostrar quente, é aconselhável cobrir com um pouco de erva...folhas de arbusto, de modo a ser possível conservar um pouco mais a humidade e atenuando a formação de crosta aquando a rega de superfície, no entanto deve-se evitar colocar água em abundância, diretamente sobre a área onde se encontraram as sementes, podendo-se abrir um pequeno sulco em seu redor para a reter.




.



Podemos cobrir depois com um pedaço de plástico, transparente, ou um garrafão de plástico, para obter um efeito de estufa, retendo a humidade no seu interior, beneficiando a germinação das sementes.



Além de favorecer o desenvolvimento das plantas, vai também protege-las de eventuais intempéries, como a queda de granizo.

Este procedimento, é extensível a outras espécies que queira-mos cultivar.


























SEMEAR ABÓBORAS E COURGETTES

.


Das muitas variedades de abóbora, a Abóbora-menina e Abóbora-porqueira, são entre nós as mais comuns.

São especialmente ricas em vitamina C, Potássio, Fibras e Magnésio.

A Abóbora-porqueira, é especialmente utilizada na alimentação animal.

Diferenciam-se basicamente pelo seu aspeto exterior, uma é amarela, outra, esverdeada, embora em avançado estado de maturação, apresente também tons amarelados.


O seu cultivo faz-se pelos finais de Março...Abril.

Devido à facilidade em reservar as sementes (pevides) de um ano para o outro, normalmente semeio-as, mas também se podem plantar, adquirindo-se as pequenas plantas.


Em ambas as situações podem-se utilizar regos ou covas, afastadas cerca de 50 centímetros, adicionando algum fertilizante, de preferência orgânico, e um pouco de granulado 10-10-10, coberto com terra para evitar o contato direto com as sementes, três...quatro, não necessitando ficar muito enterradas, dois ..três centímetros.
Semeiam-se do mesmo modo que os pepinos.

Na monda, deixa-se apenas uma planta por cova. 



Com tempo seco, deve-se colocar um pouco de água dentro da cova, mas de modo a que a terra não fique empapada, se for necessário adiciona-se um pouco mais de terra seca,depois da água, onde se colocarão as sementes.









Se a opção for plantar, o procedimento é idêntico, podendo depois utilizar os já referidos garrafões de plástico, para estimular o desenvolvimento das plantas.

As abóboras desenvolvem guias extensas que facilmente atingem três, quatro metros, pelo que requerem alguma área envolvente, disponível.

As Courgettes, pertencem também á mesma família , mas têm um desenvolvimento vegetativo mais moderado, sendo cultivadas do mesmo modo.

.


27 comentários:

  1. o seu metodo de sementeira e magnifico pois eu realizo as minhas semeteiras e da mesma forma que voce faz

    ResponderEliminar
  2. semeei pepinos num vaso mas nasceram muito juntos como ide separar agradecia que me explica me- como agradeçia

    ResponderEliminar
  3. Boa noite.
    O pepino é muito sensivel ao transplante...podia-lhe dizer para utilizar uma colher de sopa como espátua,cravando-a junto ao pé de modo a ser possivel arranca-los com um pouco de terra na raiz, mas mesmo assim será um risco, tanto para os que se pretendem mudar como para os que ficam , pois corre-se o risco de lhes danificar as raízes...mas como estão, tbm não devem ficar, o melhor será arrancar os que estiverem a mais...deixando ficar um ou dois.

    ResponderEliminar
  4. ola amigo anonimo voce semeou pepinos num vaso ok em vez de deitar as sementes todas porque e que nao semeou em copos plasticos uma so semente .acho que seria muito melhor para o transplante, eu semeio meloes melancias pepinos etc e tudo em copos e tem resultado positivo adeus a todos e bom ano agricola .sou açoriano e com o nosso clima em fevereiro começa-mos as sementeiras

    ResponderEliminar
  5. Que boa ideia a dos copos. Para o ano vou fazer assim

    ResponderEliminar
  6. Olá boa tarde.Sou principiante nas questões agrícolas, comecei este ano com uma mini hortinha onde plantei um pouco de quase tudo. Estou a gostar da esperiencia e já consumi algumas alfaces e coentros.Por agora está tudo a crescer bem com excepção das couves brócolos que de uma dúzia já só restam seis, começaram por ficar com as folhas caídas e formigas junto ao caule.Como proceder, tendo em conta que não quero usar produtos químicos?

    ResponderEliminar
  7. Caros, sou bem leiga.

    Comprei aqui no Brasil uma abóbora butternut e gostaria de saber se é possível secar as sementes (nem sei como fazer) e depois plantá-las. As recomendações de plantio são sempre para sementes comoradas (as que localizei), mas gostaria de aproveitar as minhas.

    É possível?

    Ana Maria

    ResponderEliminar
  8. Sementes compradas (obrigada descorretor ortográfico).

    Ana Maria

    ResponderEliminar
  9. Olá Ana.
    Claro que pode aproveitar as suas. Basta que abóbora esteja bem madura, retira as sementes e põe a secar ao sol durante uns 5 dias. Depois é só guardar num frasco em lugar seco e semear quando for época para isso.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  10. Como novata, vou seguir porque estou a gostar, abraço, obrigada

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde Mary.
    Qualquer duvida que lhe surja, estarei ao dispor.

    ResponderEliminar
  12. Tenho uma pequena horta gostava de saber como e o plágio da batata doce.e como deve proceder durante o seu desenvolvimento.

    ResponderEliminar
  13. Bom Dia, queria colocar uma dúvida, na imagem da courgette, a folha apresentada não tem qualquer problema (oidio), certo?

    As minhas folhas estão iguais às da imagem, mas estavam a dizer-me que tinham oidio... O que não me parece, pelo menos ainda não...

    Já agora aproveito para colocar outra questão... Que tratamentos (não quimicos) costuma usar para o oidio?

    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode utilizar leite, de preferência cru, misturado com água na proporção de 1 para 7 respectivamente, no caso de apliar directamente nas folhas, sem deixar as folhas a pingar. Se quiser colocar tambem na rega será de 1 para 4. Sandro

      Eliminar
  14. Boa noite.
    As folhas apresentam o seu aspeto natural.
    Na horta, o único tratamento que costumo fazer é para combater o mildío dos tomateiros.

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde, semeei vários pés de courgette e estão com bastantes rebentos mas na formação do fruto o courgette, a maior parte deles estão a apodrecer ainda pequenos, o que devo fazer?, obrigado.

    ResponderEliminar
  16. Bom dia. A causa parece-me ser o calor excessivo. Experimente cobri-los com alguma erva, folhas de couve, qualquer coisa que os proteja um pouco do sol.
    Cumprts

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, apanham muito sol de de facto, vou ver isso, já agora, este blog é muito util, sou principiante na horta e já aprendi aqui umas coisas...

      Eliminar
  17. Um excelente Blog, obrigada pela informação tão bem esclarecida!...

    ResponderEliminar
  18. boa noite eu moro no Ribatejo PORTUGAL E GOSTAVA DE SABER COMO TER ABÓBORAS GRANDES E COMO EVITAR E TRATAR DOENÇAS OB

    ResponderEliminar
  19. ola boa tarde. li que para os tomates se pode fazer pesticida de laranja ou chá de gengibre.
    a minha duvida é: so se pode por quando possa ter algum indicio ou pode-se fazer como preventivo?

    obrigada
    anabela

    ResponderEliminar
  20. ALICE Boa noite tenho couves ainda pequenas e já aparecem comidas. Que devo fazer OBRIGADA

    ResponderEliminar
  21. É assim que eu faço, arranjei umas dezena de copos de plástico, daqueles da cerveja e semeio, tomate, pepino, abóbora e tudo o que mais se quiser. Depois é só plantá-los no local definitivo, com a terra que está dentro do copo, raramente se perde uma planta!

    ResponderEliminar
  22. bom dia
    as curgetes precisam de muita agua?
    é normal alguns frutos ficarem pequenos e não desenvolverem?

    ResponderEliminar